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Email marketing para academias vale a pena? Como medir os resultados?

Email marketing
Email marketing

Você sabia que mesmo com as ferramentas de marketing digital mudando e ficando cada dia mais eficazes o email marketing ainda é o Rei do ROI? (Retorno sobre o Investimento) Sua academia já usa com frequência? Vale a pena? Como usá-lo da melhor forma e qual resultado esperar?

A relevância do email marketing pode ser medida em diversas empresas de diferentes setores. Afinal, 92% dos adultos que estão online usam emails, sendo que 61% deles o utilizam diariamente.

Nesta hora você deve estar pensando, “meus alunos não veem email então, isto não serve para mim.”

Não desanime e leia até o final…

…vamos revelar uma estratégia para melhorar a sua confiança e aumentar seus resultados. Nunca se esqueça, email marketing é uma das formas mais práticas, baratas e eficientes para se fazer marketing digital.

Apesar destes dados animadores temos outro problema: as estatísticas apontam que 23,5% de todos os emails legítimos enviados não chegam à Caixa de Entrada dos usuários e 75% são reportados como Spam. Outro dado alarmante coloca a América Latina em segundo lugar com a pior taxa de entregabilidade (28%), em parâmetros mundiais.

Então o que você precisa saber e quais são os pré-requisitos para ter melhores resultados? Que práticas podem garantir que sua estratégia de email marketing dará certo? Como entender os relatórios de entrega?

Vamos explicar agora as principais métricas e como podemos ter os melhores resultados em cada campanha.

Métricas, quais são e o que acompanhar?

Métricas de email marketing

Taxa de Entrega

A taxa de entrega é calculada com base nos e-mails enviados na campanha de email marketing e mostra quantos emails foram entregues aos seus respectivos destinatários. É onde tudo começa e nosso objetivo é chegar a pelo menos 97% de entrega! Mesmo chegando a este percentual, ainda temos um outro problema: onde? Na Caixa de Entrada ou na Caixa de Spam?

Se a entrega diz respeito apenas ao processo inicial do trajeto do e-mail, como atingir o destino final? Quem completa o caminho é a entregabilidade, que é um conjunto de estratégias baseadas no cumprimento de regras e normas de boas práticas e reputação estabelecidos pelos Provedores de Serviços de Internet. O objetivo é cumprir a habilidade de alcançar o destino final desejado: o Inbox. Infelizmente, a entregabilidade não pode ser medida.

ERRO (BOUNCE)

Entenda bem o que é o Erro (Bounce) e o que fazer para evitá-lo e melhorar a sua taxa de entrega e também a sua entregabilidade.

Quando um e-mail é rejeitado pelo servidor do destinatário, considera-se que houve um “bounce”. Existem dois tipos de bounce, que são caracterizados pelas seguintes situações:

hard bounce ocorre quando um email não pode ser entregue por razões permanentes. Estas razões podem ser muitas, mas as mais comuns são:

•Endereço de e-mail do destinatário não existe;

•O nome de domínio não existe;

•O servidor de e-mail do destinatário bloqueou os recebimentos.

Já o soft bounce é um email que não foi entregue por razões temporárias e, a maioria dos provedores, continua tentando entregar o email durante alguns dias. As seguintes são as mais comuns:

•A caixa de entrada do destinatário está cheia;

•O servidor do e-mail do destinatário está offline ou apresentando problemas técnicos temporários;

•A mensagem do e-mail pode ser muito longa ou conter arquivos muito pesados.

O ideal é tentar manter sua taxa total de bounce abaixo de 5% e a taxa de hard bounce em no máximo 3% – acima disto, você começará a enfrentar problemas de entrega nas suas campanhas de email marketing e pode ter a sua conta bloqueada para envios.

O que fazer para evitar o hard bounce e aumentar a taxa de entrega?

bounce em email marketing

Primeiro e mais importante: Pedir bastante atenção a pessoa que está cadastrando o aluno no sistema para digitar corretamente o email e o Celular e revisar os cadastros antes de fazer uma campanha.

Double Opt-in.

A melhor forma de reduzir ao máximo a probabilidade de adicionar contatos com erros à sua lista é através da adoção de uma medida de segurança. Você já reparou que ao assinar a newsletter de um site de notícias, por exemplo, você recebe um alerta? A mensagem diz o seguinte: “Um e-mail será enviado para a sua caixa de entrada, clique no link para confirmar sua inscrição”. Este é o double opt-in, nada mais, nada menos que um e-mail de confirmação para validar seu interesse. O recurso também vale para evitar que sua base de contatos registre e-mails inválidos ou com erros. Somente os endereços que forem validados serão incluídos na sua base de dados para o envio de campanhas.

Higienização da base de contados já existentes.

• Como o próprio nome indica, é um recurso que promove uma limpeza da sua base de contatos, mantendo apenas endereços de e-mail válidos, sem erros de ortografia ou inexistentes.

• Como isso pode ajudar: mantém na lista os contatos válidos, impactando diretamente na sua reputação e estreitando o relacionamento com quem busca interação com você.

Taxa de abertura

Taxa de abertura é o número de pessoas que abriu a mensagem dividido pelo número de pessoas que recebeu e mostra o nível de engajamento com a sua campanha.

De maneira geral, podemos classificar o desempenho da taxa de abertura assim: acima de 20% é muito bom, entre 10 e 20% é bom, entre 6 e 10% é considerado normal e abaixo de 5% começa-se a ter um desempenho fraco e é um grande indicativo de que a campanha pode ser considerada um spam por provedores como Gmail, Hotmail, Yahoo e etc;

O que fazer para aumentar a entregabilidade e evitar que seu email caia na caixa de Spam ou seja solicitado o descadastramento da sua lista?

Título ou assunto do email

Algumas palavras e expressões que são “fiscalizadas” pelos filtros anti spam e geralmente atribuem uma pontuação negativa ao email, fazendo com que o mesmo seja taxado como Spam e não chegue à caixa de entrada dos destinatários.

Claro, existem diversos outros fatores que influenciam nas taxas de abertura e de cliques em uma campanha de email marketing, mas alguns detalhes devem sempre ser lembrados! Evite utilizar mais que 50 caracteres no assunto dos e-mails. Evite usar pontuações em excesso (!, ?) e NUNCA escreva sua linha de assunto em caixa alta! Procure explicar o conteúdo do email em poucas palavras, mas de forma simples, evitando as palavras abaixo:

Imperdível

Promoção

Grátis

Agora / Já

Tempo limitado

Dinheiro

Preços / Valores (no campo assunto)

Compre

Perda de peso

Oferta

Crédito

Não perca tempo

Falta de identidade visual

Se em menos de três segundos o seu contato não conseguir identificar claramente de onde vem e porquê está recebendo aquele email, é muito provável que aquele e-mail seja confundido como spam e logo descartado. É essencial que o reconhecimento da empresa seja instantâneo. Foque em adequar a identidade visual da empresa na comunicação (isso pode ser feito de forma discreta, mas deve estar preferencialmente posicionada no topo da campanha). Lembre-se também que é importante que o e-mail que está enviando a comunicação seja relacionado à empresa, para passar mais credibilidade, ok?

Conteúdo relevante

• Uma das principais prioridades de uma campanha de e-mail marketing é o conteúdo, que deve ser, acima de tudo, interessante para quem vai recebê-lo. Então, priorize o envio de conteúdo ao de propaganda pois, se o cliente da sua lista receber conteúdo relevante e, eventualmente, uma propaganda ou promoção, é improvável que ele saia da sua lista, mesmo não querendo fechar alguma coisa agora. Lembre-se: “Quem não é visto, não é lembrado”

• Como isso pode ajudar: mantém sua base interessada em acompanhar cada e-mail que sua academia enviar, além de promover interação e engajamento com sua marca.

Otimização para o mobile

• Quando se pensa no público-alvo da sua academia é preciso levar em conta todas as formas de acesso, do desktop aos dispositivos móveis. Sua campanha de email marketing deve poder ser vista em todos os lugares por isto, evite enviar emails de imagens com texto dentro pois muitas vezes o que é facilmente lido no desktop não será num dispositivo móvel.

• Como isso pode ajudar: mantém em alta a experiência do usuário, facilitando a navegação, a leitura e a possibilidade de ver seu e-mail sendo acessado.

Teste A/B

• O recurso de enviar dois emails diferentes sobre o mesmo assunto, ou o mesmo email em horários diferentes é frequentemente utilizado, pode ser aplicado em um dos elementos de uma campanha de email marketing. Assim, você terá duas versões que deverão ser encaminhadas, cada uma, para parte da base ou em horários diferentes.

• Como isso pode ajudar: mantém melhores taxas de abertura, já que, por meio do teste, você poderá avaliar qual e-mail ou horário despertou mais interesse em seus contatos.

Frequência dos disparos

• Este é o número de vezes, incluindo dias e horários, que seus e-mails serão enviados. O volume das campanhas pode ser essencial para despertar ou afastar o interesse de um cliente.

• Como isso pode ajudar: mantém sua reputação positiva se planejada com moderação. Vale aplicar testes A/B para descobrir melhor frequência, dias e horários.

Taxa de cliques (Quando houver links na sua campanha)

A taxa de clique mostra quantos emails foram clicados comparando com quantos foram entregues. Por exemplo, se foram entregues 10.000 emails e a campanha recebeu 500 cliques, significa uma taxa de cliques de 5%.

Em geral, uma taxa de cliques acima de 3% já é considerada boa e abaixo de 1% seria um desempenho ruim.

CTR (Click-through rate)

Essa métrica é o resultado da divisão entre clique e abertura. É a proporção de cliques comparado à base que abriu o email. Este dado é muito importante pois mede o nível de engajamento da lista com os links incluídos no email.

Por exemplo, se uma campanha teve 10.000 aberturas e 2.000 cliques, o CTR foi de 20% (2.000/10.000).

Em geral, um CTR acima de 7% já é considerado bom.

Taxa de conversão.

É o percentual de destinatários que recebeu, abriu a peça, clicou em um link e finalizou alguma ação. Como: preencher um cadastro, responder uma pergunta, entrar em contato ou ir até a sua academia e comprar o que você estava oferecendo.

Exemplo: 210 abriram e 2 se matricularam a taxa de conversão foi de 1%

Em Geral, uma boa taxa de conversão é de 1,3% ou mais.

Taxa de Descadastro (Opt-out).

A taxa de descadastro indica quantas pessoas optaram por sair da sua lista, e reflete problemas na qualidade do conteúdo e/ou na frequência de envio. Um alto índice de descadastros é um alerta grande para sua empresa e indica uma necessidade de reformulação na política de Email Marketing.

Esta taxa é o total de contatos que se descadastraram sobre ao número de emails entregues.

  • mais de 1% é uma porcentagem alta, pois indica que essa parcela não está interessado no seu conteúdo;

Marcação como Spam

Uma outra métrica parecida que vale acompanhar é o número de reclamações de spam.

Esta taxa é o total de contatos que marcaram como Spam sobre ao número de emails entregues.

  • Marcação de emails como Spam: 0.1% é considerada uma taxa limite para uma campanha. Essa é a métrica mais crítica, pois tem uma influência negativa muito grande dentre os principais serviços de email;

Estatísticas e Resumo das Métricas

Estatisticas e Métricas

Média estatística das campanhas de email marketing dos clientes da MailChimp para o mercado de Saúde e Fitness.

dados atualizados em fevereiro de 2017

Abertura 21.93% Clique 2.57% Hard Bouce 0.44%

Média da industria com um todo coletados em mais de 200 milhões de emails.

dados atualizados em fevereiro de 2017

Academias Abertura 17.82% Bouce 9.29% CTR 7.07% Opt-out 0.20%

Resumo-das-Métricas-de-email-Marketing

Que bom, você chegou até aqui!

Então, você merece saber o nosso segredo de como aumentar a eficiência de uma campanha de email marketing.

O Segredo: SMS. Ele pode ser usado em conjunto com o email marketing par ampliar o alcance das suas campanhas.

Se você ainda não acompanha, sugiro começar já a ver a freqüência da sua academia de ginástica. Vou além, se seu sistema permite alguma automação, crie uma que entre em contato com quem não está vindo. Estes alunos estão em risco de abandono e serão os primeiros a abandonar ou não renovar um plano. Como saber esta informação? É simples, basta buscar no relatório de freqüência os dois tipos de alunos ativos:

1 -Os que estão frequentando e dar parabéns para eles;

2 – Os que não estão frequentando para poder entrar em contato e buscar uma forma de trazê-lo de volta.

Campanha complementar Via SMS

Porque que falamos agora de controle de acesso? Para fazermos uma correlação com a sua campanha de email. Da mesma forma que cada vez que a catraca gira sabemos que um aluno entrou, através do controle de acesso biométrico sabemos também quem entrou. No email marketing funciona da mesma forma, sabemos quantos e também quem viu e quem não viu o email. Assim podemos complementar a campanha com uma outra campanha de SMS direcionada para estes dois públicos

1 – Pessoas que viram o email: “Você que viu nossa campanha “X” então não perca as últimas horas antes de acabar a promoção e ligue agora mesmo para xx xxxx-xxxx e agende sua visita”

2 – Pessoas que não viram o email: “Te mandamos um email mas acho que você não viu então não perca a nossa promoção e e ligue agora mesmo para xx xxxx-xxxx e agende sua visita”

Acho que você deve estar com outra pergunta: “Por que não enviar logo por SMS ao invés de email? ”

Resposta: email é bem menos instrutivo que SMS e muitas pessoas preferem receber um primeiro contato por lá, além claro de ser bem mais barato, lembra-se do ROI do email?

Campanhas de SMS podem ser bastante eficientes e terem altas taxas de abertura, chegando a impressionantes 98%! O que ajudará bastante a complementar a sua companha original e aumentar a sua taxa de conversão. Tudo isto sem precisar desperdiçar recursos com pessoas que já foram impactadas pela sua campanha de email marketing.

Sua campanha foi enviada, mas… deu tudo certo?

Acompanhe de perto o resultado de suas campanhas, para saber quantas abriram seu e-mail (taxa de abertura), onde as pessoas mais clicaram (taxa de cliques), quantas compartilharam sua mensagem e demais informações. Todos estes detalhes servem de feedback para sua academia criar futuras campanhas modelando o layout, conteúdo, horários de envio, sempre de acordo com as campanhas que geraram melhores resultados! Os relatórios são essenciais para entender o usuário, o que está sendo feito certo e o que pode ser mudado!

Procure sempre analisar com calma todas estas questões antes, durante e depois de enviar as campanhas de email marketing.

Dicas Finais

  1. Quando você escrever o título ou linha de assunto do seu email, não venda o que está dentro – diga o que está dentro e, nunca faça promessas que não possa cumprir.
  2. Não espere muito tempo antes de entrar em contato com seus assinantes. Toda lista de emails pode ficar obsoleta se não for usada regularmente até mesmo as obtidas via double opt-in.
  3. Trate suas campanhas por e-mail como uma extensão do seu site, academia ou marca. Seus clientes provavelmente já têm uma idéia de que tipo de conteúdo e informação esperar de você, por isso não se desvie muito desta expectativa para não correr o risco de prejudicar esse imagem já criada.
  4. Muitos Hard bounces são sinal de uma lista desatualizada. As pessoas mudam de endereço de e-mail frequentemente. Certifique-se de manter contato com seus assinantes regularmente (pelo menos uma vez por trimestre), para que eles possam permanecer na sua lista.
  5. As queixas de abuso ocorrem quando os destinatários clicam no botão “Este é spam” nos seus programas de e-mail. Isso normalmente significa que eles não se lembram de você. Verifique se as linhas “De” e “Assunto” contêm o nome da sua empresa, para que seus assinantes o reconheçam imediatamente.

Conclusão

Seguindo estes passos sua academia poderá começar a usar email marketing ou melhorar a entrega dos emails na caixa de entrada dos clientes e será reconhecida, pelos provedores de e-mails, como um endereço de confiança! Enviar campanhas de email e acompanhar as métricas exigem bastante atenção e dedicação para não cair em armadilhas, manter a reputação da sua academia em alta perante seus clientes e, claro, conseguir os melhores resultados! 
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Fontes: https://www.emailmanager.com/br/blog/1/2226/50-boas-praticas-de-email-marketing-para-melhores-resultados.html

http://resultadosdigitais.com.br/blog/metricas-para-email-marketing-o-que-importa-e-como-avaliar/

http://conexorama.com/taxas-do-email-marketing-e-como-melhorar/

https://mailchimp.com/resources/research/email-marketing-benchmarks/

 

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